Fundador da Associação Cearense dos Controladores Municipais (ACECOM), servidor público municipal, administrador, consultor, palestrante em gestão pública e controladoria. Atuou nos governos municipais de Nova Russas, Icó, Uruburetama, Icapuí, Morada Nova, Quixelô, Alto Santo, Crateús, Paracuru, Tabuleiro do Norte, Cascavel, Pacatuba e São Luís do Curu. Exerceu as funções de Controlador Geral; Secretário de Finanças; Secretário de Administração; Secretário d [...]
Amparo: Nomeação: 369/2025 - 02/06/2025
CNPJ: 07.682.651/0001-58
Telefone(s): (85) 9.9170-3783
E-MAIL: controladoria@pentecoste.ce.gov.br
Horário: SEGUNDA À SEXTA - 7H30 ÀS 11H30 |13H30 ÀS 17H
Endereço: R. DR. MOREIRA DE AZEVEDO, Nº 457 - CENTRO - CEP: 62.640-000
Fortalecer a confiança da sociedade na administração pública municipal, por meio da promoção da integridade, da responsabilidade na gestão e da prevenção de irregularidades, contribuindo para a construção de uma cidade mais justa, ética e eficiente.
Coordenação e normatização: Coordenar o Sistema de Controle Interno, expedindo normas, procedimentos e diretrizes técnicas para sua padronização e efetividade.
Assessoramento técnico: Prestar orientação técnica aos gestores municipais, contribuindo para a legalidade e regularidade dos atos administrativos.
Apoio ao controle externo: Atuar em cooperação com os Tribunais de Contas e o Ministério Público, acompanhando diligências e prestações de contas.
Auditoria e avaliação: Avaliar a execução de programas de governo, a eficiência dos gastos públicos e a conformidade dos processos, por meio de fiscalizações e auditorias.
Monitoramento de limites legais: Acompanhar o cumprimento de limites e condições legais, como gastos mínimos em saúde e educação, despesas com pessoal, operações de crédito e repasses ao Legislativo.
Transparência fiscal : Fiscalizar a publicação e consistência de instrumentos de transparência previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal, como relatórios de gestão fiscal e execução orçamentária, bem como de transparência ativa, conforme a Lei de Acesso à Informação.
Planejamento orçamentário: Atuar no monitoramento do PPA, LDO e LOA, contribuindo para o alinhamento entre planejamento, orçamento e execução.
Integridade e responsabilização: Comunicar ao Chefe do Executivo, com imediatismo, qualquer irregularidade que represente ameaça ao erário ou à legalidade dos atos administrativos, além de recomendar a instauração de processos de apuração e responsabilização.
Promoção da cultura de controle: Desenvolver ações educativas, treinamentos e programas de fortalecimento da cultura de controle, ética e integridade no setor público.
Outras competências legais: Exercer demais atribuições previstas em legislação específica ou delegadas pelo Chefe do Executivo Municipal.